Coordenador : Thierry Faria da Silva Gregorio
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389813.2199.322690.24022023
Departamento/Setor: DCA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : AÇÕES DE ENSINO Alunos do Curso de Graduação em Ciências Atuariais da Universidade Federal Fluminense e de outras universidades brasileiras, em especial as que possuem cursos de ciências atuariais. AÇÕES DE EXTENSÃO: estudantes de Ciências Atuariais e de outros cursos da UFF, servidores Técnico Administrativo e Docentes da UFF, além de pessoas da sociedade em geral. AÇÕES DE PESQUISA: discentes do curso de ciências atuariais e contabilidade da UFF
Local de atuação: AÇÃO DE EXTENSÃO: As Palestras abordando temas que buscam a integração do curso de Ciências Atuariais com o mercado de trabalho. No caso de retorno presencial serão realizadas na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis na Rua Mário Santos Braga nº 30 - 6º e 8º andares - Campus do Valonguinho - Centro - Niterói - RJ, seguindo todas as orientações, de um retorno seguro, da Universidade . De forma virtual, serão utilizadas as plataformas do Gsuite for Educacion , google meet, google classroom e outros instrumentos que permitem a realização dos eventos de forma remota. AÇÃO DE ENSINO: Grupos de discussão de textos, artigos científicos , utilizando o ensino remoto no ambiente virtual. AÇÃO DE PESQUISA: O projeto de pesquisa será desenvolvido, buscando a multidisciplinaridade do curso em ambiente remoto.
Objetivo
O projeto Ciclo de Eventos do curso de Ciências Atuariais, tem como objetivos: Objetivo Geral Promover a integração dos alunos do curso de ciências atuariais com a Universidade e a Sociedade estabelecendo a conexão ensino, pesquisa e extensão. Objetivos Específicos Ação de Extensão: - ampliar o conhecimento do corpo discente com relação as diversas áreas que interagem direta ou indiretamente com o profissional de atuária. - integrar os alunos ao mercado de trabalho, realizando eventos como palestras, encontros acadêmicos, de forma remota, utilizando a tecnologia. Ação de Ensino: - permitir a ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão Ação de Pesquisa: - ampliar o conhecimento do corpo discente com relação as diversas áreas que interagem direta ou indiretamente com o profissional da atuária. - criar possibilidades de implantação de cursos de pós-graduação. - criar mecanismos de ação complementar entre a teoria e a prática, desenvolvendo senso critico pela interação com outras vertentes da sociedade.
Resumo
Desde que foi criado, o Curso de Graduação em Ciências Atuariais tem oferecido aos alunos atividades que procuram uma maior integração entre o corpo discente e o mercado de trabalho. Portanto, o que se pretende é dar uma dimensão maior, com o projeto Ciclo de Eventos. Com este projeto, temos certeza que vamos proporcionar aos alunos o conhecimento das diversas possibilidades de atuação,e inserir a sociedade em reflexões , seja no campo acadêmico, seja no mercado de trabalho. Neste campo, os profissionais de expressão nacional que atuam direta ou indiretamente nas Ciências Atuariais vão expor aos alunos e a sociedade as suas experiências, apresentando temas da atualidade. É uma maneira de viabilizar aos alunos a oportunidade de ouvirem depoimentos de práticas profissionais pertinentes à sua formação, bem como interagirem com as organizações que participam do setor. No aspecto da atuação acadêmica, os alunos conhecerão as possibilidades de atuação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os eventos são contados como atividades complementares na composição curricular dos alunos.